Curso Prático de Aspiração de Vias Aéreas

Modalidade: Presencial  – Goiânia

Vagas Limitadas

 

Conteúdo Programático

Este curso lhe proporcionará o entendimento do conceito de sua realização, as competências dos responsáveis pela ação e execução, além da abrangência de sua indicação.

A realização da aspiração de vias aéreas representa uma técnica importante à pacientes traqueostomizados, paciente com perda da deglutição e perda da funcionalidade de músculos da cabeça e pescoço. Além de ser um procedimento regulamentado como uma prática necessária ao fonoaudiólogo que atua em pacientes com disfagia e no ambiente hospitalar.

Os principais conceitos incluem:

  • Anatomia do sistema respiratório;
  • Indicação do procedimento;
  • Materiais de utilização, responsabilidades e biossegurança.
  • Sistema de aspiração de vias aéreas aberto;
  • Sistema de aspiração fechado de vias aéreas.
  • Manejo das traqueostomias, desinsuflar o cuff, realização de avaliação de deglutição e aspiração.

 

Público Alvo


Fonoaudiólogos e estudantes de graduação em Fonoaudiologia

Investimento

EM BREVE

Data

18 de outubro

Horário

17h30 às 21h30

Carga Horária

04 horas/aula

WhatsApp Image 2024-06-08 at 10.34.00 (2)

Viviane Marques

Fonoaudióloga – CRFa. 1/6 – 10022   Fonoaudióloga, Neurofisiologista, Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Psicanálise, Saúde e Sociedade, Coordenadora da Pós graduação em Fonoaudiologia Neurofuncional – FINAMA, Formação em Neuromodulação (tDCS), Formação em Fototerapia Avançada, Formação em Eletrofonoterapia, Formação em Bandagem Muscular Esquelética. Diretora da FONOVIM Fonoaudiologia Neurológica, Docente da graduação de Fonoaudiologia – UVA (Disciplinas: Neurologia Clínica, Fonoaudiologia Hospitalar Infantil, Disfagia, Motricidade Orofacial I e II), Docente do Programa de Mestrado em HIV/AIDS – UNIRIO, Docente do Curso de Formação em Eletrofonoterapia e Fototerapia aplicada à Fonoaudiologia – FINAMA, Docente da Pós graduação em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia e Pós graduação em Fonoaudiologia na Terapia Intensiva – FINAMA. Publicação de artigos em revistas especializadas em saúde e capítulos de livros. Presidente da comissão científica do VII, VIII, IX e X Congressos Brasileiro de Fonoaudiologia Hospitalar (CBFH), Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa – UVA de 2019 à 2021, Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia – UVA de 2009 à 2021, Chefe do serviço de fonoaudiologia do Hospital Universitário Gafreé Guinle no período de 2009 à 2017, Chefe da equipe de Fonoaudiologia do Hospital Espanhol de 10/2010 à 02/08/2015 e Chefe da equipe de Fonoaudiologia do Hospital CER Leblon de 10/2013 à 29/08/2015. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde de Fonoaudiologia do Hospital Universitário Gafreé Guinle de 2011 à 2017.