Apresentação

Mensagem da Presidente

Prezados congressistas, bem-vindos a concretização de um sonho.

Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade. (Yoko Ono).

Quando Denise Carrijo, fonoaudióloga e diretora do Instituto Vocallize, me convidou para esse projeto que abarcava um tema corriqueiro das agendas dos fonoaudiólogos e que foi a base científica para minha atuação profissional, aceitei prontamente.

O entusiasmo em decifrar a neurociência, neuroanatomia, neurofisiologia e neuroimagem para os fonoaudiólogos estava centrado em todas as nossas reuniões.

Projetar vivências e experiências profissionais em um cronograma científico, específico e que preencha todas as lacunas da atuação fonoaudiológica na reabilitação pós AVC, é o nosso principal objetivo.

Vivemos um momento em que a expertise e a especificidade fonoaudiológica tem sido essencial nas equipes interdisciplinares em assistência ao AVC, sendo preconizada desde o icto à alta hospitalar, bem como no tratamento ambulatorial e clínico, centrada na necessidade do olhar global as sequelas pós AVC.

Precisamos salientar que nas injúrias neurológicas pós AVC, “TEMPO É VIDA”. É necessário que o fonoaudiólogo consiga diagnosticar e tratar com excelência os casos de disfagia, afasia, disartria, agnosia, paralisia facial… e, em muitos momentos, teremos simultaneamente todas essas sintomatologias e que necessitam de igual atenção e cuidado.

Foi pensando nessa complexidade funcional que convidamos Fabiana Sajorato para ser a Madrinha do Congresso. Ela, que sentiu em todas as nuances as sequelas pós AVC, venceu barreiras cotidianas, combateu a si mesma e hoje atua como presidente dos Avcistas, uma ONG que se propõe a informar, acolher e conduzir pacientes, familiares, cuidadores e profissionais da saúde a uma reabilitação cada vez mais inclusiva. Afinal, como Fabiana diz: HÁ MUITA VIDA PÓS O AVC. E essa frase com toda sua magnitude é o lema do nosso Congresso.

Agradecemos todos os palestrantes por abraçarem nosso evento e pelo cuidado em garantir que a ciência apoie e embase as práticas clínicas, bem como fortaleça nossa atuação.

Esperamos que os fonoaudiólogos encerrem nosso evento preparados para planejarem seus programas de neurorreabilitação, embasados na interpretação de neuroimagem, descomplicando as circuitarias neurofuncionais e potencializando a neuroplasticidade.

O 1º Congresso Brasileiro de Reabilitação Fonoaudiológica em AVC tem a honra em recebê-los. Aproveitem!

Com carinho e muito respeito,
Juliana Cananéia

Realização: